Rua Jordão Granemann


Extensão: 470 metros
Bairro: dos Municípios
Lei 2016/2003


No ano de 2003, 4 projetos de lei foram aprovados na Câmara Municipal de Caçador, alterando denominações de vias públicas. Foram elas: Rua Itororó – alterada para Rua Victor Baptista Adami; Rua Arroio Trinta – alterada para Rua Jordão Granemann; Rua Iara – alterada para Rua Júlia Gioppo Carneiro; e Rua Jaci – alterada para Rua Salomão Gioppo Carneiro.

Não há dúvidas de que se tratem de justas homenagens a todas estas personalidades, marcantes na história e no desenvolvimento da cidade, cada um a seu modo.

Não foi a primeira vez que alterações de denominação ocorreram, diversos outros exemplos existem, como pode ser comprovado através deste trabalho, em muitas áreas da cidade.

Entretanto, é uma prática temerária a alteração de denominação de vias públicas, pois, por mais justa que seja a homenagem a tais personalidades, uma parte da história, do planejamento e da posteridade do município é perdida. Em nenhum dos casos de alterações de nomes de vias neste ano de 2003 promoveu-se a alteração de um nome próprio, retirando uma homenagem pessoal. Mesmo assim, os fatos, locais e nomes indígenas alterados faziam parte da própria estrutura histórica e organizacional da cidade e a alteração acabou por mutilar parte da história de Caçador.

Jordão Granemann é descrito como um pioneiro do bairro (Bairro dos Municípios) e, por esta razão, os próprios moradores da então Rua Arroio Trinta, solicitaram, através de abaixo assinado, a alteração para homenagear a este pioneiro, o que acabou ocorrendo, em 22 de dezembro de 2003.

Filho de Mathias Granemann e de Margarida Spautz, Jordão nasceu em Lebon Régis – SC, no ano de 1907.

Casado com Maria Henriqueta Heffer, teve 1 filho, José Granemann.

Jordão Granemann faleceu em 23 de novembro de 1997, aos 90 anos de idade, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).