Rua José Antônio Salamoni


Extensão: 40 metros
Bairro: dos Municípios
Lei 769/1994


José Antônio Salamoni, nascido aos 13 de fevereiro de 1912 em Farroupilha, então distrito de Caxias do Sul – RS, filho de Masimiliano Salamoni e Ângela Damiali, chegou a Caçador no ano de 1935, acompanhado de sua esposa, Olívia de Carli Salamoni e um filho.

A vinda até Caçador foi realizada em uma carroça puxada por 6 mulas, durando cerca de 25 dias de viagem.

Inicialmente, estabeleceu-se na localidade próxima à “Serraria do Pelissaro”, onde sua esposa deu à luz mais dois filhos. Após, foi para a localidade do “KM 14”, na estrada para Palmas, para construir a serraria para a família Baú. Lá, sua esposa deu à luz mais dois filhos. Posteriormente, residiu no “KM 33”, onde concluiu sua família de seis filhos, tendo sua esposa dado à luz ao último filho. Nesta localidade, adquiriu a firma Cenatti & Cia., que passou a ser chamada de “Salamoni e Filho Ltda.”.

A partir de 1959, quando adquiriu a firma Cenatti, dedicou-se exclusivamente à atividade madeireira, efetuando aquisições de imóveis rurais com reservas nativas para garantir o suprimento de matéria prima para a serraria. Implementou esta filosofia, que foi seguida por seus filhos.

Atualmente, a empresa adquirida em 1959 por José Antônio Salamoni denomina-se Madeiras Salamoni Ltda.

Seus filhos são: Reinaldo Antônio Salamoni, Horácio Ângelo Salamoni, Olmar José Salamoni, Rui Luiz Salamoni, Edir Maria Ferreira e Evali Terezinha Salamoni Pozza. Após a viuvez, José Antônio Salamoni casou-se, em segundas núpcias, com Claudina Kutcher Salamoni.

José Antônio Salamoni faleceu no dia 22 de dezembro de 1990, aos 78 anos de idade.