Rua Justina Bassegio Sorgatto


Extensão: 320 metros
Bairro: Sorgatto
Lei 488/1991


Justina Bassegio Sorgatto nasceu em Garibaldi – RS, em 03 de agosto de 1884. Filha de italianos que se fixaram no Brasil, Justina casou-se com Domingos Sorgatto, nascido em Genova, Itália. Casaram-se na cidade de Garibaldi, de onde mais tarde se transferiram para Passo Fundo e de lá trouxeram 8 filhos.

Em 1920 transferiram-se para Santa Catarina morando 3 anos em Rio das Antas, trabalhando com serraria. Em 1923 mudaram-se para Caçador, estabelecendo-se na indústria da fabricação de vinho, sendo a primeira cantina do município, a qual era abastecida com a própria produção de uvas da família. A família dedicou-se também a outros ramos da agricultura como milho feijão, trigo.

De 1925 até 1930 já com seus 10 filhos, a família montou Casa Comercial em companhia de Pedro Bortolon, Júlio Tortatto e João Palermo. Estabelecimento este construído onde hoje situa-se o Edifício Bolson, na Avenida Barão do Rio Branco. Na ocasião exploravam e exportavam erva-mate para a Alemanha, cujo produto era usado para fazer tintas e para uso medicinal.

Mais tarde a família montou armazém de Secos e Molhados, tendo como sócios Pedro Busato, Alcides Ferrareze e José Figueroa, no local do antigo Danúbio Azul.

Domingos Sorgatto foi um dos fundadores da Sociedade Hípica Caçadorense, nas margens do Rio do Peixe.

A família foi grande colaboradora na ocasião da construção da primeira ponte de ligação da Vila Santelmo com a vila de Rio Caçador.

Justina Bassegio Sorgatto faleceu em 23 de outubro de 1968.