Rua Julio Wisniewski


Extensão: 420 metros
Bairro: Santa Catarina
Lei 1280/1998


Julio Wisniewski, filho de Tomaz Wisniewski e Helena Wisniewski, nasceu em Paulo Frontin – PR, em 18 de dezembro de 1925.

Transferiu sua residência para Caçador em 1946, onde casou-se com Delmina Cesa Wisniewski, de cuja união nasceram seus filhos Glacir e Reinaldo.

Nos primeiros anos de sua estada em Caçador, trabalhou ajudando seu pai Tomaz na empreitada do transporte, com carroção com tração animal de madeiras onde seriam gradeadas para secagem e posteriormente os transportava para as margens da estrada de ferro, onde eram depositadas ao ar livre e em galpões, aguardando o fornecimento, pela estrada de ferro, dos vagões para o transporte, que era precário e que a ferrovia concedia prazo para seu carregamento.

Da mesma forma que o transporte e escoamento da produção de Caçador (madeira, uva e outros) era feito pela estrada de ferro, também o transporte das mercadorias destinadas a Caçador era feito por esta via.

Em 1952, Julio acertou com a Rede Ferroviária a distribuição das mercadorias transportadas pela ferrovia aos destinatários, comerciantes e industriais da cidade comprometendo-se, além da distribuição dos produtos a proceder a cobrança do valor dos fretes pelos conhecimentos da própria ferrovia. Para não ocorrer a taxa de armazenagem das mercadorias era obrigado a fazer a retirada dos armazéns da Rede e sua distribuição aos consignatários imediatamente, serviços esses que fazia a princípio com carroça com tração animal e posteriormente com caminhões, o que fez até sua aposentadoria.

Júlio Wisniewski faleceu em 10 de agosto de 1993, aos 67 anos de idade.