Rua Jurandir Oliveira Euriques


Extensão: 350 metros
Bairro: Nossa Senhora Salete
Lei: 2952/2012


Jurandir Oliveira Euriques, filho de Pedro João Tomáz Euriques e de Guilherminha Cavalheiro de OIiveira Euriques, nasceu na Lapa – PR, em 25 de janeiro de 1938.

Primeiro filho entre sete irmãos, chegou a Caçador em 1945, onde desde então fixou residência. Casado com Lourdes Laurentina Refosco Euriques, teve dois filhos, Javel Refosco Euriques e Jeday Refosco Euriques. 

Teve diversos empregos, bancário (INCO), auxiliar de jornalista, balconista, vendedor de “vergamota” entre outros; chegou a ter 14 empregos de uma só vez. Cursou o colegial no Ginásio Marista Aurora, como dizia que não teve oportunidade de ter sequer uma bicicleta, fazia diariamente cerca de 8 quilômetros a pé para estudar. Morava com os pais na Estação Experimental de Caçador, hoje EPAGRI.

Formou-se professor (Bacharel em História) pela faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas – PR, em 1974 e em Direito pela faculdade de Ciências Jurídicas em Itajaí- SC, em 1978. Como professor de 1º e 2º graus, lecionou em várias escolas de Caçador e Fraiburgo. Como advogado, exerceu a profissão durante 31 anos, jubilado pela OAB em 2008. Durante seus anos de carreira teve seu escritório fixado em Caçador e atuava também nas comarcas de Rio das Antas, Lebon Régis e Fraiburgo, onde também mantinha escritório e atendia dois dias por semana. 

Apaixonado pelo magistério, passou a sua vida se dedicando a este, exercia a profissão de advogado como uma segunda opção, sempre frisou que se tivesse que dar aulas sem receber, mesmo assim o faria.

Como advogado, dava preferência a causas criminalistas e de família. Admirado no Tribunal do Júri por nunca ter recusado uma nomeação e pela forma desprendida de dinheiro, sempre usava o seguinte termo: “se tiver dinheiro eu atendo e se não tiver atendo da mesma forma”.

Polêmico e inimigo das injustiças, aproveitava seus momentos na Tribuna para mostrar todas as injustiças que notava ao seu redor, em sua cidade e em seu país.

Foi também fundador do antigo MDB em Caçador e por esta legenda chegou a ser candidato a prefeito de Fraiburgo, na década de 80, não se elegendo. Foi convidado diversas vezes por seu partido para compor a equipe de trabalho, mais sempre se recusou a aceitar empregos políticos.

Perdeu sua esposa no ano de 2007 vítima de câncer. Em 2008 finalizou a sua carreira como professor e ainda advogava quando, em 2009, sofreu um infarto e veio a falecer; deixando seu exemplo de pai, amigo, professor e advogado; não é raro ouvir de seus alunos “ele foi o melhor professor que tive”, e ainda hoje de seus clientes, quando o assunto é o Doutor Jurandir (como era chamado) a seguinte frase, geralmente seguida de lágrimas: “eu não perdi meu advogado, eu perdi meu segundo pai”.

Jurandir Oliveira Euriques, faleceu em 03 de julho de 2009, aos 71 anos de idade.


(adaptado de texto de seu filho, Javel Refosco Euriques, em 26/05/2012)