Rua José Antônio Pivato


Extensão: 220 metros
Bairro: Santa Catarina
Lei 444/1991


José Antônio Pivato nasceu a 04 de fevereiro de 1939, no município de Gaurama – RS. Filho de Domingos Pivato e Leocádia Kerber Pivato, era casado com Marta Elvira Ristau Pivato.

Chegou em Caçador em dezembro de 1945.

Iniciou seus estudos em 1946, no Grupo Escolar Professor Paulo Schiefller, concluindo em 1951 o primário. Após o primário, passou a estudar no Ginásio Aurora, onde concluiu o ginásio em 1955, e na mesma escola, formou-se em Técnico em Contabilidade no ano de 1958. Formou-se, também em Supervisor de Segurança do Trabalho em 1975.

Seu primeiro trabalho, com apenas 15 anos, foi na empresa A Motolândia S.A. Indústria e Comércio, onde desempenhava as funções de auxiliar de escritório.

Em 1956, iniciou suas atividades no Serviço Público Estadual, no Departamento de Estradas de Rodagem, 12º Distrito de Caçador, na função de Contínuo de Escritório, galgando diversos postos, dentro da repartição, até chegar como Encarregado de Expediente e Contabilidade, aposentando-se em 1984.

Em 1985, apesar de aposentado, iniciou como Assistente de Administração na FUCADESC de Caçador, permanecendo até seu falecimento.

Fez parte da diretoria do Clube de Campo Aurora, do Grêmio Esportivo DER/SC e da Sociedade Caçadorense de Bochas, por três gestões.

Foi presidente do PX-Clube de Caçador, onde prestou serviços à comunidade por ocasião das enchentes de 1983 e quando das campanhas das vacinações infantis.

Foi sócio fundador da Pivato Tristão Com. Repres. Ltda. – Stylus Magazine, atuando no ramo de confecções em 1984.

Foi fotógrafo e rádio-amador em suas horas de folga.

Foi uma pessoa que nunca se negou a prestar serviços à comunidade, quando era solicitado. Honesto, trabalhador, muito organizado em todas as atividades que exercia.

Devido a sua personalidade forte, sempre defendeu com convicção suas opiniões, até às últimas consequências, obtendo com isto muitas vezes controvérsias entre seus opositores e amigos, mas nunca deixando de ganhar o respeito e admiração, pois sua linha de coerência era sempre a mesma.

Deixou duas filhas, Laura Jane Ristau Pivato e Mara Lane Ristau Pivato e faleceu em 02 de abril de 1991, em Caxias do Sul – RS.