Rua José Gluszczak


Extensão: 230 metros
Bairro: Santa Catarina
Lei 1273/1998


José Gluszczak, filho de Simão Gluszczak e de Paulina Gluszczak, nascido em Malet – PR, casado com Antonina Wisniewski Gluszczak.

Casaram-se em Paulo Frontin, comarca de Mallet – PR, onde José exercia a profissão de alfaiate. Neste local nasceu seu primeiro filho, Virgínio Zonei Gluszczak.

Incentivado por seus sogros, que já haviam transferido residência para Caçador, vislumbraram um futuro promissor para a cidade, e consequentemente para seus moradores. Desta forma, também vieram para Caçador, onde José iniciou suas atividades como “oficial” de alfaiate, tendo a companhia de sua esposa Antonina como costureira. Aqui nasceram seus outros quatro filhos, Zito Gluszczak, Zefredo Gluszczak, Zemir Gluszczak e Zenita Aparecida Gluszczak.

Na época, não eram comercializadas as “Fatiotas” (como eram conhecidos os trajes completos), à pronta entrega. Eram feitas sob encomenda e sob medida, por isso eram confeccionadas nas alfaiatarias da cidade, que eram poucas e estavam sempre sobrecarregadas de encomendas.

Conhecedor do ramo, tendo experiência e prática desde o corte dos tecidos, aviamento e costura dos paletós e calças, e sendo sua esposa Antonina, costureira, prevendo futuro no ramo resolveu estabelecer-se por conta própria, o que fez na Rua José Boiteux, com sua alfaiataria e comércio de seus derivados. Surgiu assim a Alfaiataria Royal, onde José e Antonina, em regime familiar, iniciaram as atividades, primeiramente em sala alugada e posteriormente em prédio próprio, onde José tirava as medidas dos clientes, cortava os tecidos e costurava os paletós, cabendo a Antonina a tarefa de aviamento dos acessórios necessários às confecções das roupas e costura das calças.