Rua José Boiteux


Extensão: 300 metros
Bairro: Centro
Decreto 3/1944


José Artur Boiteux (09/12/1865 – 17/02/1934) foi jornalista, historiador e advogado. Apesar de seu sobrenome de origem suíço-francesa, nasceu na capital de Santa Catarina, Desterro (atual Florianópolis). É considerado o patrono do ensino superior em Santa Catarina.

Tal título deve-se ao fato de ter sido um dos fundadores da Faculdade de Direito de Santa Catarina, em 11 de fevereiro de 1932, juntamente com Henrique Fontes, Othon da Gama Lobo d'Eça, Nereu Ramos, Alfredo von Trompowsky e Fúlvio Aducci.

Aqueles que já andaram pela região central de Florianópolis irão reconhecer todos estes nomes nas ruas daquela cidade.

É da autoria de José Boiteux a criação, em 30 de outubro de 1920, da Sociedade Catarinense de Letras, que originou, em 1924, inspirada na Academia Brasileira de Letras, a Academia Catarinense de Letras.

Certamente seu falecimento no mesmo ano da fundação do município de Caçador influenciou a adoção de seu nome em uma rua que, a despeito de sua relativamente pequena extensão e largura, por muitos anos foi o centro comercial da cidade, única via de acesso à ponte que ligava à antiga Vila Santelmo. Também foi a primeira rua de Caçador a receber pavimentação com paralelepípedos.