Rua José Bento Tristão


Extensão: 170 metros
Bairro: Santa Catarina
Lei 212/1988


José Bento Tristão nasceu aos 21 de julho de 1900, na Colônia Angelina, município de São José – SC, filho de Bento Tristão e Caetana Thomasia da Silva.

Era casado com: Maria Herondina Tristão, com quem teve três filhos, Waldir José Tristão, Adir José Tristão e Luiz Carlos Tristão.

Ainda menino se transferiu com a família para Bom Retiro. Seu primeiro trabalho foi como estafeta (uma espécie de “carteiro” da época) de Bom Retiro a Florianópolis, para a seguir ser carroceiro, fazendo carretos, levando mel, charque e fumo de Bom Retiro e trazendo sal, tecidos e outros da época de Florianópolis. Fixou-se mais tarde na terra como lavrador.
Por volta de 1941, mudou-se para Lages, onde iniciou atividade de hoteleiro e comerciante, com seu estabelecimento, chamado na época de “Mercadinho" (gêneros alimentícios).

Em meados de 1952, transferiu-se para Caçador, atraído pelas notícias que nesta cidade o desenvolvimento caminhava a passos largos. Aqui chegando procurou seguir o ramo de hoteleiro. Posteriormente dedicou-se, com um pequeno estabelecimento comercial à venda de produtos alimentícios, pelo qual se aposentou.

Sempre foi pessoa perseverante e honesto com tudo que fazia. Era considerado pelas opiniões que emitia, bem como pelo auxílio que prestava à sua comunidade.