Rua Júlio Lessing


Extensão: 150 metros
Bairro: dos Municípios
Lei 679/1993


Júlio Lessing, filho de Daniel e Júlia Lessing, nasceu na Alemanha, em 05 de março de 1878. Foi militar, tendo participado como soldado e como oficial do exército alemão em vários confrontos bélicos, entre eles a campanha da Rússia e Alemanha contra o Japão no início do século XX, e os posteriores conflitos com a Rússia na primeira grande guerra mundial.

Casado com Henriette Kindt Lessing, polonesa, teve três filhos, Daniel, Paulo e Otto Lessing.

Em 1927, ante a agitação que sacudia o continente europeu e na iminência da eclosão de um novo conflito bélico, dada a resolução conflituosa imposta à Alemanha pelo Tratado de Versailles, conflito esse que se evidenciava pelas relações cada vez mais prepotentes impostas pela Alemanha sobre a Polônia.

Na perspectiva da eclosão de uma guerra, o que de fato ocorreu, anos mais tarde, Julio Lessing decidiu deixar a Europa, imigrando para o Brasil, onde desembarcou, com a família, no porto de São Francisco do Sul – SC, em 1928. De lá seguiram pela estrada de ferro até Rio das Antas, onde fixariam residência.

Chegou a Caçador no ano de 1936. Fixou residência onde hoje é a Rua Rui Barbosa. Neste endereço manteve um açougue e armazém de secos e molhados.

Faleceu aos 20 de janeiro de 1957, vítima de problemas renais.

Como complementação da informação, a “Rodovia Daniel Lessing” presta homenagem a seu filho e não a seu pai, que têm o mesmo nome.

Ainda, outras 6 ruas de Caçador recebem nomes de membros da família de Júlio Lessing. A saber: Henriette Lessing, sua esposa, Daniel, Paulo e Otto Lessing, seus filhos, a esposa de Daniel, Arnilda Lessing e ainda uma das filhas de Daniel e Arnilda, Frieda Lessing Kramer.